Há de se deixar claro que o veículo blindado é SIM uma ferramenta de segurança e, como qualquer ferramenta, é evidente que o preparo se faz absolutamente necessário para que você, usuário, extraia o melhor desempenho dela: No caso, a segurança dos ocupantes do veículo.
Se você não tinha tido a percepção de que o seu carro blindado é uma FERRAMENTA, aproveite o breve tempo desta leve leitura para ir digerindo esse novo prisma sobre o seu “carango” e replique a novidade aos seus amigos que também, porventura, desfrutem da segurança de um blindado.
É absolutamente normal, para nós, brasileiros, apaixonados por carro, sempre enxergarmos o nosso carro como algo bonito, com a pintura bem cuidada, aquele polimento, os cuidados, enfim… Tudo isso faz com que criemos um certo apego à integridade física e estética de nossos veículos, é normal, eu também sou assim com o meu. Mas com o blindado temos que ter um imediato desapego disso tudo no momento de um atentado, para salvaguardar a integridade de quem habita a célula de segurança
(o interior do carro), no mínimo, você.
É muito comum encontrar na internet vídeos de veículos blindados frustrando tentativas de assalto ou sequestro e, em vários deles, é possível perceber que o motorista agiu sem pensar no arranhão da pintura, na perda do bônus do seguro, na quebra de um retrovisor.
Justamente essa é a função do blindado, te dar condição de fuga, para que você saia da área de risco, passando POR ONDE DER, mesmo que isso lhe custe a lateral inteira daquele seu reluzente possante, mas que certamente lhe trará o alívio de ter aquela sensação de “vida extra”.
Veja abaixo o vídeo do nosso
Canal no Youtube
Quando você estiver saído da área de risco, disque 190 e acione a Polícia Militar, mantendo-se sempre a salvo dentro do carro enquanto se dirige ao Posto Policial ou Delegacia mais próxima. Pode adentrar o Estacionamento do Posto Policial, não havendo nenhum oficial do lado externo, opte por buzinar para chamar a atenção e, na presença do Policial, desça do veículo e então, você pode ficar um pouco mais tranquilo (essa adrenalina demora um pouco a baixar, é normal)
Caso o bandido tenha efetuado algum disparo no veículo, será necessário enviá-lo a sua blindadora de Confiança para que ela efetue os procedimentos adequados para restabelecer a balística das partes eventualmente avariadas.
Infelizmente, com a inevitável crise financeira que se instala em nosso País por conta da crise mundial causada pela COVID19, já se nota um aumento em blindados alvejados chegando às blindadoras, fruto do aumento abrupto da (já estabelecida e nacionalizada) desigualdade social.
Diversos fatores somados, contribuem para essa elevação da violência; portanto, leitores e usuários de blindados: A leitura deste artigo pode lhe ser de grande valia.
Falamos disso também no Canal da Blindagem, no Youtube.
Vale a pena buscar o vídeo, se inscrever no Canal e ficar sempre antenado com informações de credibilidade acerca do fantástico mundo dos veículos blindados.