Por que tanta oscilação entre os prazos de Garantia dos vidros blindados?

“Porquê alguns vidros possuem 3, 5 e outros até 10 anos de Garantia contra Delaminação, o que muda entre eles? Neste primeiro...

Por que alguns vidros possuem 3, 5 e outros até 10 anos de Garantia contra Delaminação?
O que muda entre eles?

Neste primeiro artigo, trataremos do ponto mais sensível da Blindagem de um veículo: Os vidros.

Não entraremos no mérito acerca de nenhuma marca, ou faremos apologia à determinada tecnologia ou característica, apenas explicaremos a diferença de cada um para que você, leitor, decida qual é o melhor tipo de vidro para o seu blindado.

Com a alteração trazida pela Portaria 55 – Colog – Exército Brasileiro que versa, entre outros assuntos, também com relação à proibição da recuperação de vidros blindados, oque antes era uma prática corriqueira no mercado de veículos blindados usados, fez com que ascendesse uma luz amarela para os blindados com mais de 3 anos de uso: 
A sombria hipótese da Delaminação nos vidros, e isso tem imediata relação com os materiais que compõem cada tipo de vidro.
Veja abaixo um trecho retirado do Portal do
Exército sfpc

► É autorizada a recuperação (“reprocessamento”, “reautoclavagem”) e reutilização de blindagens balísticas transparentes?

Não. Conforme art. 62 da Portaria nº 94-COLOG, de 16 de agosto de 2019, é proibida a recuperação e posterior reutilização de blindagem balística aplicada em veículos, embarcações, aeronaves, estruturas arquitetônicas ou em viaturas de OSOP. As blindagens balísticas inservíveis ou com avarias, inclusive delaminação, devem ser destruídas.

Vamos imaginar que tenho um veículo blindado 2015 e que já está fora de Garantia dos vidros (eram 3 anos neste caso) e o vidro Párabrisa começou à Delaminar: Somente será possível a substituição deste vidro por um Novo, não mais é possível recuperá-lo. E isso será assunto para nossos próximos artigos. O foco deste agora é tratar dos tipos de vidros e suas Garantias tão variáveis.

Daí a importância de explicar ao leitor as diferenças que permitem que cada fabricante oferte prazos de Garantias tão diferentes. Afinal, o que muda? A construção, ou seja: a forma e os materiais que vão compor o conjunto balístico transparente. Vamos a cada um deles:

  •  Vidros em Policarbonato (Possuem sempre 3 ou 5 anos de Garantia): São vidros com várias

camadas (multilaminados), entre as quais encontram-se o Polivinil Butiral (vulgo PVB), lâminas
de cristal float (o vidro automotivo em lâmina), Poliuretano e, em sua última camada (face
interna do vidro) o Policarbonato. Esta receita pode variar, e para os vidros chamados “mais leves” (com 17 mm de espessura), acrescenta-se mais uma camada de Policarbonato e diminui-se 1 camada de vidro

  • O vidro pesa mais que o plástico, isso faz com que se tenha uma redução de peso e menor espessura.

Para ofertar prazo maior e chegar aos 5 anos de Garantia dos Vidros, os fabricantes aumentam a espessura dos filmes intercalantes (PVB e Poliuretano) para que sejam mais resistentes em sua adesão ao Policarbonato.
Via de regra, a Delaminação (descolamento entre as camadas) ocorre no descolamento do Policarbonato ao Poliuretano, daí a razão de o fabricante aumentar a espessura do Poliuretano para que este não “descole” antes dos 5 anos de Garantia. Consequentemente, aumenta-se o custo de produção do vidro, resultando num vidro blindado com um valor um pouco mais elevado.

Vidros com 10 Anos de Garantia:

Estes vidros têm tido uma aceitação enorme atualmente, principalmente depois da proibição da recuperação dos vidros blindados comuns (em Policarbonato) pois são construídos com materiais e técnicas de acomodação definitiva, ou seja: Os materiais de sua composição não sofrerão a ação do tempo e não tendem à se descolar de suas camadas.

É uma tendência muito forte para usuários que buscam durabilidade e que não queiram perder tanto valor em seu blindado após 5 anos de uso, pois ainda terão pelo menos mais 5 anos de Garantia junto ao fabricante de vidro ou blindadora.
Diferenças práticas entre eles para sua futura cotação:

Peso: Num sedã grande (ex.: BMW Série 5) a diferença de peso final de Blindagem entre um veículo Blindado com vidros em Policarbonato (com 17 mm de espessura) e outro exatamente igual, com vidros de 10 anos de Garantia e 19 mm de espessura, ficou em 17 kg à maior para o vidro de 10 anos. 

Ótica: O vidro composto de Policarbonato contém uma transparência e uma transmissão de luz levemente superior. Mas não algo que vá lhe gerar percepção imediata. Só os mais detalhistas perceberão. Isso se deve ao fato de que o vidro com tecnologia de 10 anos recebe em sua composição um Polímero que filtra os raios solares em até 70%. 

Durabilidade: Os vidros em Policarbonato possuem uma durabilidade menor quando comparados aos vidros com 10 anos de Garantia pois o referido composto termoplástico contém algo que, em engenharia, é conhecido por: memória do material, ou seja: mesmo que curvo, tenderá a retornar à sua posição original (reto) e esta é a real causa da Delaminação.

Balística: Todas as composições mencionadas atendem aos requisitos normativos para o Nível III-A de Blindagem.

Aí eu te pergunto: Em termos práticos, essa diferença de 17 kg afetará significativamente para você no decorrer da utilização do veículo? Os vidros com Garantia de 10 anos não possuem Policarbonato em sua composição e sim, um polímero chamado SentryGlas* (marca registrada), que não possui memória e sim, se acomoda de forma definitiva à curvatura do vidro.
Impedindo o descolamento ao longo dos anos.

 

Conheça nosso Processo de Blindagem Artesanal clicando aqui.

POLÍTICA DE ATENDIMENTO / DISCRIÇÃO NO ATENDIMENTO

– Vidros SECFORCE, Linha V4 (21mm) e Linha LEV (19mm);

 

-AGP, Linhas B33(17mm) e iB33 (17mm);

– CRYSTAL GARD, Linha High Performance (HP) – espessura média 18mm e a Novíssima e Leve:
Linha SafeMax (O vidro mais Leve do País, segundo Teste realizado pelo Laboratório Falcão
Bauer) – espessura média 18,5mm;
– PG PRODUCTS GLASS, conhecido como Vidros PG. Linhas Premium (21mm) e PG Slim (17mm);
– PROTECHTOR, Linha ProtechGard (21mm) e Linha Evo (17mm);

 

Contamos com suporte de guincho 24 horas, com seguro TOTAL.

Independentemente do valor do seu veículo. Além de toda a nossa planta estar assegurada pela maior Cia. de Seguros do País.

 

Os clientes Front Gard contam com assessoria especializada para a regularização de seu Blindado junto ao Exército e Detran. Nós somos uma das poucas empresas de
blindagem que possui um profissional dedicado Exclusivamente para atender às demandas de nossos clientes, sem depender de nenhum suporte externo para tramitar documentos. Evitando assim, possíveis
desconfortos ou extravios de documentos pessoais de cada usuário. Nós nos preocupamos com cada Detalhe.

 

A empresa mantém estreito relacionamento personalizado com seus clientes, sempre medindo o nível de satisfação com o veículo blindado por ela e atento às demandas          mais urgentes para cada usuário, sempre com o foco na pronta resposta, garantindo ao cliente Front Gard o melhor Atendimento Pós Vendas do País.

 

Seu fundador, apesar de gozar de diversos profissionais que lhe garantem eficiente suporte e amparo, faz questão de TESTAR e CONTROLAR a QUALIDADE de cada     veículo que recebe o beneficiamento Front Gard. O veículo só será entregue com a Qualidade atestada por ele ou por seu(s) representante(s), igualmente rigoroso(s) em suas exigências. Mas, de fato, ele sempre faz questão de TESTAR carro a carro. Vive pela empresa, no dia a dia.


Desde 2007, na Front Gard nós entendemos que o cliente comprou a Blindagem com
determinado prazo de Garantia Contratado e que vincular a sua Garantia à alguma Revisão Obrigatória configura algo que abominamos: a venda casada. Portanto, clientes Front Gard sempre têm motivos de sobra para estar com seu blindado sempre novinho e revisado. As revisões são Gratuitas! Isso era um dogma do mercado, que incentivamos as outras empresas à também fazerem, algumas já abriram mão da cobrança em favor das negociações. Consideramos uma Vitória nossa para todos os usuários de Blindagem!

 

Linha High Performance (HP) (18mm)

Linha SafeMax Novíssima e Leve. É vidro mais Leve do País, segundo Teste realizado pelo Laboratório Falcão Bauer (18,5mm);